Geru - Simplificando

Geru simplificou o empréstimo!

Agência: Geru  |  Cliente: Geru

A Geru, por meio do estúdio Superludico, me chamou para produzir os videos de internet da campanha Simplificando.

O design de personagens é do Maike Bispo e eu fiquei com toda a parte de planejamento e execução das animações.

O interessante desse trabalho é que pude usar técnicas que até então só havia visto em tutoriais. Falo principalmente na combinação de 3d com 2d e no tipo de render que faz com que objetos tridimensionais tenham esse aspecto chapado.

Algumas cenas achei melhor fazer inteiramente no Cinema 4d. Gosto do After Effects pra maioria das coisas, mas quando se tem um personagem que sai de uma posição “em pé” para uma “sentada”, da um trabalho enorme fazer os joelhos dobrarem e ficarem naturais. Além disso, gosto da liberdade que o 3d proporciona na movimentação geral do corpo.

Consigo fazer poses de mãos muito mais facilmente, e a expressão corporal com um todo se torna mais tranquila de ser setada.

Tirando a parte técnica, a diferença entre fazer no After e Cinema4d está no tempo que se leva para ver a animação acontecer. Explico: no After, só precisamos importar os arquivos de Photoshop e animar a partir dali. Já no 3d, é preciso modelar o personagem, abrir o mapa de texturas, fazer o rigging, fazer o bind skin e só então animar. Ou seja, é um processo que leva um bom tempo.

Porém, depois de pronto, as facilidades comparadas ao 2d são enormes. Movimentos ficam muito mais fáceis, e é possível trabalhar giros e ângulos de câmera que no 2d são praticamente impossíveis.

Gostei muito do resultado e de ter conseguido pôr em prática todo que vinha estudando nesses últimos tempos.

Agora é pensar nas próximas animações e onde mais posso usar essa mistura de 2d com 3d 🙂